Em setembro, com base em uma ação movida pelo Ministério Público Federal em 2016, a Justiça Federal condenou a União, a EBC (Empresa Brasil de Comunicação) e o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). A Justiça decretou que seja reparado, recuperado ou substituído todos os elementos estruturais de concreto armado que estão deteriorados ou em estado crítico do Edifício A Noite.

Foi dado um prazo de 90 dias para que seja realizada uma vistoria e um plano de ação seja apresentado, definindo prazos em todas as etapas do processo de contratação e início das obras que devem ser acompanhadas pelo Iphan e órgãos de fiscalização municipais e estaduais.

Inaugurado em 7 de setembro de 1929, o Edifício Joseph Gire (arquiteto francês que o projetou juntamente com o brasileiro Elisário Bahiana) se tornou um marco para a cidade do Rio de Janeiro, a então capital do Brasil. Já foi considerado o maior prédio da América Latina. Abrigou escritórios de grandes empresas, inclusive do jornal vespertino chamado A Noite, como ficou conhecido. Anos mais tarde, sediou os estúdios da Rádio Nacional, na década de 30 – era de ouro do rádio – até 2012.

Hoje, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o prédio pertence ao INPI, porém foi entregue ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região por apresentar problemas estruturais, além de oferecer risco aos pedestres.

Deixe um comentário

Receba novidades!